terça-feira, 19 de maio de 2020




Resumo: definição, recomendações e formatação


O que é resumo?

   Segundo Gonsalves (2007. P.45-46), é um texto de menor extensão que destaca ideias do texto original com fidelidade. Resumir é reunir em um texto, de forma sintética, informações de outro texto que queremos apresentar para o leitor, ressaltando as informações primárias, principais.
   Para Gonsalves, existem três categorias de resumo: indicativo, crítico e informativo. O resumo indicativo é caracterizado por não dispensar a leitura do texto original, não utilizar expressões como “o autor diz que” e é também conhecido como resumo síntese. O crítico, como o próprio nome assinala, é aquele que demonstra julgamento em relação ao texto-base, nele utilizamos os pronomes “nós” ou “eu”. Já o resumo informativo contem todas as informações principais do texto original e dispensa a leitura desse por parte do leitor. Ele informa acerca do conteúdo, ideias, metodologia, objetivo do autor, fundamentação teórica e conclusões do texto-base. Para identificar esse tipo de resumo, basta conferir se ele possui palavras-chaves no final.
   É no resumo informativo que iremos focar, pois ele é também nomeado de resumo acadêmico. Este tipo de resumo é o utilizado em artigos, por exemplo. E é, geralmente, a última parte que produzimos do artigo, porque ele precisa constar todas as informações fundamentais desse.
   Primeiro, algumas recomendações para a produção do resumo:
  •         apresente as informações de modo conciso;
  •          faça uma retextualização do texto original e não uma cópia;
  •          mantenha as relações estabelecidas entre as ideias;
  •          seja objetivo;
  •         lembre-se de adequar a linguagem ao seu público-alvo (o que vale para a produção de qualquer texto).

   O que evitar:
  •          exemplos;  
  •          explicações detalhadas;
  •          expressões e/ou estruturas sinônimas;
  •          justificativas para uma afirmação;
  •          informações inferidas facilmente;
  •          o que não se relaciona diretamente com o texto original.

  Vamos, então, para a organização dos dados do resumo informativo. Primeiramente, devemos revelar o objetivo e o tema do texto original, depois, é necessário expor a revisão da literatura, isto é, os estudos de autores utilizados para o respaldo teórico. Além disso, devemos falar sobre a metodologia, ou seja, a maneira como – no caso de um artigo científico – a pesquisa foi conduzida e, por fim, apresentamos as conclusões, resultados e considerações, sejam elas as encontradas ou esperadas pelo estudo.

   Para formatação do resumo:

 O título deve ser centralizado e negrito; uma linha após ele devemos colocar nosso sobrenome e nome, adicionando uma nota de rodapé com nossa filiação acadêmica e email. Para essa nota de rodapé, usamos fonte Calibri de tamanho 10 e alinhamento a esquerda; depois de nosso nome, pulamos uma linha e começamos o resumo. Para ele, assim como no título, usamos fonte Ariel, tamanho 12, o alinhamento é justificado, o espaçamento é simples e o mínimo- máximo de palavras é de 250 a 300. Após o resumo em si, inserimos as palavras-chaves (essa expressão deve estar em letras maiúsculas): serão de três a cinco palavras separadas por ponto.

   
Para ilustrar o que trabalhamos, deixamos aqui um artigo científico e um resumo informativo (acadêmico) produzido a partir dele:

Resumo:


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