sexta-feira, 3 de abril de 2020

Como tirar fotos melhores com seu próprio celular! 

Sabrina Markoski

    Em outros tempos, a captura de fotografias não era tão frequente como é hoje, e para muitos, essa situação marcava uma ocasião especial. Já nos dias em que vivemos, essa é uma atividade cotidiana. Tiramos fotos com grande facilidade, pois temos sempre uma câmera a mão: a do celular!
   Para muitos de nós, tirar fotos é um hobby, que nos proporciona explorar nosso lado artístico, observar as belezas do mundo e as guardar em nossas galerias ou postá-las nas redes sociais com apenas alguns cliques. Além disso, com as câmeras também conseguimos documentar a sociedade e a natureza, apresentando evidências para ideias e perspectivas que podemos estar buscando comprovar ou salientar.
  Ou seja, nossas câmeras e fotos possuem muitas aplicações, de entretenimento, arte e ofício. E as presentes nos celulares possuem ferramentas, muitas vezes esquecidas, que ajudam na composição das fotografias.

   Então, aqui vão duas dicas para você tirar fotos ainda melhores com o próprio celular. 

  A primeira é sobre o uso da configuração que, na câmera do celular, geralmente é chamada de “grade” ou “linhas de enquadramento”: a regra dos três terços na fotografia. 

   Ela é caracterizada pela divisão da imagem em uma espécie de jogo da velha, com duas linhas horizontais e duas verticais, o que forma três quadrantes. Os quatro pontos de intersecção dessas linhas, isto é, os pontos em que elas se encontram, são as partes da foto que mais chamarão atenção. Assim, é interessante posicionar o assunto que você quer priorizar, nessas intersecções. Aliás, isso foge da regular disposição do assunto principal no centro da foto, o que nem sempre traz a ela harmonia.

  Vale lembrar: existem aplicativos que também disponibilizam essa ferramenta, como o Lightroom. 





    Para tirar fotos de uma pessoa no horizonte, ou apenas do horizonte, você pode encaixar o céu em dois quadrantes (2/3 da imagem) e o restante da foto em um quadrante (1/3 da imagem). Nesse caso, o céu seria a parte mais chamativa. Essa é uma forma interessante de tirar fotos ao/do pôr do sol, por exemplo, pois nos fins de tarde o céu costuma estar magnífico.




    A segunda dica é sobre a utilização da ferramenta “nível”. Ela vai auxiliar, como o próprio nome indica, no nivelamento da foto. Indicando se a imagem está “reta”. O que pode ajudar no posicionamento da câmera e no ângulo da foto. 


A linha apontada irá mostrar se a foto está "reta".




Referências: 

DALBELLO, Erica. O que é a Regra dos Terços na Fotografia? 2015. Disponível em: https://www.photopro.com.br/tutoriais-gratis/regra-dos-tercos-fotografia/. Acesso em: 03 abr. 2020.

LINS, Caroline. Dicas de composição e ângulo pra você deixar suas fotos mais interessantes - a thread. 2019. Disponível em: https://twitter.com/carolinelins/status/1150526821617872896. Acesso em: 03 abr. 2020.



Sem comentários:

Enviar um comentário

                                                    REGÊNCIA VERBAL Sabrina Markoski Neste último post sobre sintaxe de regência, vamo...