quinta-feira, 9 de abril de 2020

Altura e lado do ângulo na fotografia com exemplos da cultura pop.

Sabrina Markoski

  Você, provavelmente, já ouviu algo parecido com “o cinema é a arte da imagem em movimento”. Para explicar esse enunciado podemos utilizar da definição de Sanches (2018), segundo a qual a cinematografia é a técnica de projetar imagens estáticas sequenciais, chamadas de fotogramas, sobre uma tela, com velocidade suficiente para que essas imagens entrem em movimento. Percebe-se assim, que a fotografia é primordial e imprescindível para o cinema, aliás, existe uma categoria do Oscar que avalia justamente isso, a fotografia de um filme.

 Alguns dos pontos que a fotografia envolve são os planos, angulação, enquadramento e movimentação da câmera. Obviamente, existe uma infinidade de ângulos que pode ser utilizada, dependendo do posicionamento da câmera escolhido e da significação pretendida. Contudo, há três alturas de ângulos que são as mais utilizadas: normal, plongée e contra-plongée. 


Normal

  Também chamado de reto, é o ângulo utilizado quando a câmera está no nível dos olhos da pessoa que está sendo filmada, uma das possíveis significações que ele pode gerar é a sensação de igualdade com o espectador ou com quem observa a foto. 
Harry Potter e a Pedra Filosofal (2001). Direção: Chris Columbus.

Plongée

  É o ângulo de cima para baixo, ocorre quando a câmera está acima do nível dos olhos. Ele deixa o objeto ou pessoa filmada/fotografada menor e pode produzir a impressão de fraqueza e sensibilidade. Plongée vem do francês “mergulho”.

Senhor do Anéis: A Sociedade do Anel (2002). Direção: Peter Jackson.


Vingadores: Era de Ultron (2015). Direção: Joss Whedon.


Contra-plongée

   Ocorre quando a câmera está voltada de baixo para cima, abaixo do nível dos olhos. Em francês, seria algo como “contra mergulho”. 

Alice no País das Maravilhas (2010). Direção: Tim Burton.

Friends (1994-2004). Criada por David Crane e Marta Kauffman.


Lado do ângulo

  Vamos comentar quatro posições mais comuns.


Frontal

A câmera está alinhada ao nariz da pessoa fotografada ou filmada. 

Stranger Things (2016 -). Criada por:Ross Duf fer, Matt Duffer, Jessie Nickson-Lopez, Justin Doble, Kate Trefry, Paul Dichter.

¾ - Três quartos 

 É uma imagem lateral, mas não é de perfil, a câmera estará posicionada a aproximadamente 45° graus do nariz do filmado ou fotografado. É um dos ângulos mais utilizados na filmagem de diálogos. 


O fabuloso destino de Amélie Poulain (2001). Direção: Jean-Pierre Jeunet.

Perfil

  Como o próprio nome indica, a pessoa é filmada ou fotografada de perfil, a câmera estará posicionada em um ângulo de aproximadamente 90° graus em relação ao nariz da pessoa.

Valente (2012). Direção: Brenda Chapman, Mark Andrews.

La Casa de Papel (2017 -). Criada por: Álex Pina. 

Traseiro

  Também chamado de ângulo de nuca, porque a câmera está alinhada a nuca da pessoa filmada/fotografada. 
A Bela e a Fera (1991). Direção: Gary TrousdaleKirk Wise.

Anne with an E (2017-2019). Direção: Moira Walley-Beckett.

  Agora, com essas informações, você pode desenvolver um olhar mais crítico para a cinematografia, observando e analisando o que a equipe técnica do filme intentou significar com a altura e o lado dos ângulos utilizados. Além disso, você pode aplicar essas técnicas nas suas próprias fotos e filmagens. 


Referências:

CONTANDO HISTÓRIAS POR ENQUADRAMENTOS, PLANOS E ÂNGULOS. 2018. Disponível em: http://www.monsterdigital.com.br/Blog/contando-historias-por-enquadramentos/. Acesso em: 09 abr. 2020.


ESPECIAL: As categorias do Oscar - Parte 3 (Fotografia e Montagem). 2017. Disponível em: https://www.minhavisaodocinema.com.br/2017/02/especial-as-categorias-do-oscar-parte-3.html. Acesso em: 09 abr. 2020.

SANCHES, Izabel. A fotografia no cinema. Disponível em: https://lightroombrasil.com.br/a-fotografia-no-cinema/. Acesso em: 09 abr. 2020.

NUNES, Andreza. Conheça os Planos e Ângulos que compõem um enquadramento. Disponível em: https://www.cinemundo.net.br/conheca-os-planos-e-angulos-que-compoem-um-enquadramento/. Acesso em: 09 abr. 2020.



Sem comentários:

Enviar um comentário

                                                    REGÊNCIA VERBAL Sabrina Markoski Neste último post sobre sintaxe de regência, vamo...