Capa do filme: Fires were started (1943)
Amanda Felizardo Boraiko
O propagandismo é um dos vários acontecimentos
cinematográficos dentro do cinema em anos de guerra, destaca-se por passar uma
suposta “mensagem” ao público. Os filmes sempre têm algo a dizer para os
espectadores, mas o termo propagandismo só se aplica quando a qualidade do
filme fica praticamente em transmitir uma certa mensagem.
Os filmes de propaganda surgiram
na Primeira Guerra Mundial, quando os países em conflito recorreram ao cinema
para mostrar ao público o inimigo de uma forma desfavorável, isso acontece
também em filme de ficção como por exemplo, Aos corações do mundo
(1918), de D.W. Griffith, que retrata os alemães como brutos. No período
entre guerras, muitos documentários explanavam os maus da sociedade.
O mais conhecido filme de propaganda
nazista foi O
triunfo da vontade (1935), de leni
Riefenstahl, espetacular documentário sobre o comício de Nuremberg em 1934,
mostrando Hitler como um herói wagneriano descendo sobre a cidade medieval para
salvar “Das Volk” (O povo). (BERGAN, 2010, p. 66)
Na Segunda Guerra Mundial, os aliados produziram muitos filmes antinazistas, por exemplo, os
documentários de Humphrey Jennings, sobre os efeitos da guerra sobre o cidadão
comum incluindo, London
can take it! (1940) e Fires were started (1943), influenciaram a opinião
pública nos Estados Unidos. Já
na Guerra Fria, houve pouca produção de filmes abertamente anticomunistas, como Fui
comunista para o FBI (1951), com pouca influência no clima liberal das
décadas de 1960 e 1970 nos Estados Unidos.
REFERÊNCIAS
BERGAN, Ronald. Ismos- para entender o cinema. São
Paulo: Globo, 2010.
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